Começamos nossa jornada em Zurique, na Suíça, onde fomos recebidos no aeroporto pela nossa host Emma. Nosso destino era Langnau am Albis, uma pequena cidade no alto de um morro ao lado do lago de Zurique. Ficamos hospedados em um quarto de uma antiga casa de fazenda, onde moram Emma, seu marido Mark e seus dois filhos. No tempo em que ficamos lá, fomos tratados como se fôssemos da família e deu até pra se sentir em casa.

Eles têm um projeto em desenvolvimento chamado Grow House Forest School, uma pré-escola ao ar livre onde as crianças brincam e aprendem em meio à natureza. E por mais que pareça uma ideia inovadora, este tipo de escola já existe há mais de 100 anos na Suíça, o diferencial desta é que é a primeira em Zurique em que o inglês é a língua principal, e não o alemão.

Grow House Forest SchoolO TRABALHO

O trabalho que realizamos foi todo relacionado ao projeto da escola, mas ironicamente não ao ar livre. Apesar da proposta ser de aulas ao ar livre, nem sempre o clima da região ajuda e quando chove ou neva muito, as crianças precisam de um lugar coberto para poderem realizar atividades. Ficamos encarregados então de revitalizar uma antiga garagem e transformá-la em uma sala de aula. Limpamos, lixamos e pintamos, além de também ajudarmos a fazer uma porta de madeira para a sala.

Como o trabalho que deveríamos realizar tinha início, meio e fim, nós não tivemos um mínimo de horas por dia para trabalhar, o importante era realizar tudo o que era preciso em 7 dias, que foi o tempo que ficamos lá. Trabalhamos então de 4 a 6 horas por dia e terminamos todo o serviço em 4 dias e meio, o que nos proporcionou bastante tempo livre para aproveitar a região.

Langnau am Albis - Vista dos Alpes

O LUGAR

Saímos de um vôo de mais de 12 horas e em pouco tempo já estávamos em uma região com paisagens incríveis de campos verdes e pequenos bosques por todos os lados. A apenas alguns minutos de caminhada da casa onde ficamos era possível ter de um lado a vista do lago e da cidade de Zurique e de outro, a vista dos Alpes Suíços. O charmoso e incessante tintilar dos sinos das vacas e das ovelhas completava a atmosfera bucólica da região.

A região é famosa também por suas trilhas de ciclismo e de montanhismo. Nós pegamos uma destas trilhas e fomos até o topo do monte Uetliberg, com uma ótima vista panorâmica de toda a cidade de Zurique.

Não muito longe dali também, a belíssima cidade de Lucerna com suas antigas pontes de madeira e o famoso leão esculpido na pedra foi outro destino nosso.

A EXPERIÊNCIA

Por ter sido o primeiro trabalho da nossa jornada, com certeza teve um impacto e uma importância muito grande para nós. Não tivemos uma imersão cultural completamente suíça, já que nossos hosts eram ingleses, mas ainda assim a vivência ao lado de pessoas de outro país é sempre enriquecedora. O trabalho não foi pesado e foi até divertido, além de ser recompensante fazer algo por uma boa causa e receber em troca a oportunidade de estar em um lugar incrível. Foi certamente um ótimo primeiro passo e nos deu ainda mais confiança para continuar nossa jornada.

Workaway Suíça - Hosts

Nós com os nossos hosts Emma e Mark.

  • Renata Cáceres

    Vocês são demais! Saudades! Aproveitem muito essa fase inscrível da vida! Bjão e sucesso nessa jonada! Boas viagens e felicidades onde forem 😉 Estarei acompanhando por aqui