Quando conhecemos o WWOOF e descobrimos todas as suas possibilidades, um dos primeiros lugares que nos veio à mente e que mais gostaríamos de ir era a região da Toscana, na Itália.

Imagine trabalhar no meio daqueles campos e colinas com vistas magníficas, estar pertinho de tantas cidades repletas de arte e vilarejos cheios de história e ainda aproveitando o melhor da tradição e cultura italiana. Sem falar da culinária maravilhosa com muitas massas, pizzas, pães, vinhos, etc.

Isso resume um pouco a expectativa que tínhamos antes das 3 semanas que passamos lá, mas não chega nem aos pés do que realmente foi a experiência!

Jornada Viva - WWOOF - Toscana

O LUGAR

O nosso destino foi a fazenda Agriturismo Naturalinda, localizada na comuna de Colle di Val d’Elsa a cerca de 30km de Siena e ao lado da Via Francigena, um antigo caminho da idade média que liga a cidade de Canterbury (Inglaterra) à Roma e por onde sempre passam muitos peregrinos, esportistas e turistas. A atividade principal da fazenda é o turismo, com vários apartamentos para hospedagem e alimentação farta pra todo mundo que passa por lá, seja quem fica algumas noites ou quem está só de passagem mesmo. Além disso eles também oferecem cursos de panificação, culinária, produção de sabonete natural e várias outras coisas para adultos e crianças.

A fazenda tem também plantações de orgânicos, produção de azeite de oliva e galinhas que fornecem ovos frescos todos os dias.

Quem nos recebeu na fazenda foram a Linda, seu marido Ghigo, seu pai Secondo e seus filhos Giulio e Mara. Mas a fazenda estava também sempre cheia de familiares e amigos. Fomos recebidos com muito carinho por todos e como eles só falavam italiano tivemos uma experiência totalmente imersiva. Fomos os primeiros wwoofers da fazenda (nos sentimos especiais!) e como nós chegamos no fim do inverno ficamos hospedados em um dos apartamentos, já que eles ainda não tinham muitos hóspedes.

Pertinho de cidades como Florença, Siena, Monteriggioni, San Gimignano e Volterra, o Agriturismo Naturalinda é um ótimo lugar pra quem quer se hospedar no coração da Toscana. Ou fazer WWOOF acompanhado de pessoas maravilhosas.

O TRABALHO

Diferente de outros lugares que ficamos, nessa fazenda nós não tínhamos uma rotina fixa, seja de horários ou de tipos de trabalhos. Mas foi tudo sempre tranquilo, na maioria das vezes acompanhávamos o pessoal da fazenda no que eles estavam fazendo e ajudávamos com o que podíamos. Ajudamos um pouco na plantação e na colheita mas nosso maior trabalho foi com a manutenção do lugar, pintando paredes, passando verniz, ajudando a fazer uma cerca pra piscina, arrumando a estrada que ficou esburacada depois do inverno, etc.

Ajudamos a engarrafar o azeite de oliva que eles produzem e o vinho produzido na fazenda vizinha, fizemos um rótulo para as garrafas, ajudamos (e aprendemos) a preparar massas, biscoitos, pães, pizzas e sabonete natural de azeite de oliva.

Além disso ajudamos também a cuidar das crianças (e brincar) e até a dar banho no cachorro. Tudo isso em um clima totalmente familiar e por isso em momento algum nos sentimos como se estivéssemos realmente trabalhando.

A EXPERIÊNCIA

Depois de três semanas fazendo WWOOF nesse lugar o sentimento que ficou foi de férias na fazenda da família. Poucas vezes nos sentimos tão bem vindos em um lugar como nesse e por isso acabamos nos sentimos como parte da família durante toda a nossa estadia.

Nossos dias eram sempre cheios de atividades, não tínhamos uma divisão clara dos momentos de trabalho e de lazer e isso com certeza foi um dos pontos altos da experiência. Trabalhamos bastante mas aprendemos muito mais.

E como estávamos no meio da Toscana acabamos conhecendo muitos lugares incríveis, seja com eles nos levando ou por nossa conta. Mas a melhor parte era sempre voltar para a fazenda e aproveitar o pôr-do-sol ao lado das melhores companhias.

Jornada Viva - WWOOF - Toscana

Com a nossa família toscana