O objetivo principal da nossa jornada é de trabalhar em fazendas e vivenciar a vida no campo. Mas como também somos apaixonados por praia, não poderíamos deixar de aproveitar a oportunidade de conhecer o litoral da Polônia, trabalhando em uma pousada na cidade de Władysławowo. Encontramos esse lugar antes mesmo de sair do Brasil e foi por causa dele que nos inscrevemos no HelpX.

Apesar de totalmente desconhecida pra gente, a cidade portuária de Władysławowo é uma das mais visitadas por turistas poloneses no verão, e é também onde ficam as praias mais populares. Mas ainda assim é uma cidade bem pequena e a poucos quilômetros da praia já encontramos fazendas e campos da área rural. A pousada onde trabalhamos ficava no meio do caminho entre a praia e a área rural, ou seja, o melhor dos dois mundos pra gente.

No fundo os trailers e chalés da pousada e lá atrás o mar.

O LUGAR

A pousada era composta de vários chalés, trailers, um prédio com alguns apartamentos e uma sala de recreação. Tinha também churrasqueiras, um parquinho pra crianças e vários animais como cabras, pôneis e galinhas.

A nossa host Weronika morava com a família (pais, avô e irmãos) em uma casa que ficava no terreno da pousada e era onde também fazíamos as refeições. No acordo que fizemos estava incluso o café da manhã e o almoço. Para o jantar a gente comprava alguma coisa no mercado próximo ou comia uma Zapiekanka, lanche tradicional polonês que é uma baguete aberta coberta geralmente com queijo e cogumelos.

Para dormir a gente tinha um pequeno trailer, um pouco mal cuidado e antigo, mas bem confortável.

O TRABALHO

A gente passou duas semanas na pousada, fazendo a limpeza de apartamentos, chalés e trailers, lavando e passando a roupa de cama dos quartos, cortando grama, limpando churrasqueiras e limpando a piscina. Trabalhávamos junto com uma menina polonesa chamada Ewelina, nossa host Weronika e sua mãe.

A gente trabalhava mais ou menos das 8h da manhã até 1h da tarde, quando tinha trabalho, e depois tínhamos o resto do dia livre pra ir pra praia e aproveitar como quiséssemos.

Tivemos só um dia inteiro de folga nas duas semanas que ficamos lá, mas pra gente não foi um problema, nem sempre tinha muito trabalho pra fazer e alguns dias chegamos a trabalhar só por 2 horas. E como o trabalho era bem tranquilo e a praia não era longe, tivemos bastante tempo pra descansar e conhecer a região.

A EXPERIÊNCIA

Mesmo nos desviando um pouco do tipo de trabalho que a gente está buscando nessa viagem, a nossa experiência trabalhando na pousada foi super legal. Quando a gente pensa em Polônia dificilmente imaginamos que esse país “frio” também tem praias que ficam lotadas no verão. Praias lindíssimas inclusive, como por exemplo na península de Hel, aonde fomos de bicicleta no nosso dia de folga.

Tivemos um contato bem mais próximo com a cultura polonesa do que tivemos no outro lugar que trabalhamos na Polônia, já que aqui estávamos inseridos no dia a dia da família.

A Weronika e a Ewelina eram mais ou menos da mesma idade que a gente, então a convivência foi bem espontânea e acabamos não dividindo só o trabalho com elas mas também as horas livres.

Só elas falavam inglês, com o resto da família a comunicação era na base de gestos, o que acabava sendo bem engraçado, especialmente com o avô da Weronika, que sempre dividia as refeições com a gente.

HelpX Polônia - Jornada Viva

Com a Ewelina (que trabalhava com a gente) e a Weronika (nossa host).

Se ficou curioso em conhecer o litoral da Polônia e quiser passar as férias lá, é só fazer a reserva pelo site: domkibaltyckie.pl.

Depois dessa experiência a gente passou pelas cidade de Cracóvia, Praga, Viena e Bratislava, todas no nosso caminho até a Croácia, destino da nossa próxima experiência de HelpX. Confira abaixo o vídeo do nosso passeio por Cracóvia.